sexta-feira, 3 de abril de 2015

O inesperado

Tudo é lindo no início do casamento! A lua-de-mel, a chegada em casa e as primeiras horas abrindo os presentes de casamento, as primeiras comidinhas feitas a dois, a delícia de não ter horário para chegar em casa, a liberdade, a independência. Viver a dois é uma delícia! Estávamos vivendo um sonho. Depois de tantos anos de namoro, finalmente estávamos juntos em nossa casa, em nosso lar.

Como não pretendíamos ter filhos logo, comecei a tomar pílula anticoncepcional. Ao comentar com o médico sobre a minha facilidade em engordar e a dificuldade em emagrecer, ele me receitou a pílula "mais fraca" que existia na época e fiquei tranquila em tomá-la. Na época eu estava com 75 kg.

Conforme os meses foram passando, eu comecei a engordar. Rapidamente ganhei 10 quilos, mas as roupas ainda me cabiam apesar de ficarem um pouco justas. Certo dia, ao colocar a calça jeans, percebi que ela já não fechava mais. Na semana seguinte, várias roupas já não me serviam. Estava com muito medo de me pesar, apesar de perceber os olhares das pessoas... aquele velho olhar que me davam todas as vezes em que eu estava gorda.

Quatro meses após o meu casamento tomei coragem e subi na balança. Naquele momento, quando me deparei com os números, comecei a chorar. Um choro terrível, dolorido, cheio de frustração, medo e desesperança. Eu havia engordado 40 kg em 4 meses. Nunca, em toda a minha vida, havia estado tão gorda. A partir daquele momento eu não era apenas uma pessoa gorda, mas alguém com obesidade mórbida.

Lidar com esse fato dentro do meu casamento foi algo extremamente difícil. Mesmo com todo o amor, compreensão e carinho demonstrados pelo meu marido, eu me sentia horrível. Não conseguia entender como ele poderia sentir atração por mim. Mas ele continuava dizendo que eu era linda, que mesmo gorda eu mexia com os seus instintos, que meu corpo era cheio de curvas... O seu apoio e seu amor incondicional me ajudaram a passar por essa fase de uma maneira menos dolorosa.


Não entendia o porque de ter engordado tanto! Decidida mais uma vez a lutar, fui eliminando alguns alimentos, deixando alguns hábitos... mas nada era capaz de impedir que meu corpo adquirisse maior peso. Foi quando pensei nas pílulas anticoncepcionais. Parei de tomá-las e imediatamente parei de engordar.

Fui a outro ginecologista que me explicou que se eu engordei tanto com uma pílula tão fraca, então provavelmente eu não poderia mais tomar pílulas. Por alguma razão o meu organismo reagia daquela forma e não era possível impedir. Eu teria que usar outros métodos anticonceptivos.

Então lá estava eu, com meus quase trinta anos, tendo que lidar com um excesso de peso que nunca havia sido tão grande. Se eu já tinha dificuldade em perder peso antes, imagine naquele momento. Fazer caminhadas era um sacrifício enorme, meus joelhos e pés doíam muito, a letargia insistia em me acompanhar. Leves picos de tristeza faziam parte do meu dia-a-dia. 

Após alguns anos ganhando e perdendo em torno de 5 quilos, tomei a decisão de não mais tomar nenhum tipo de medicamento para emagrecer. Queria tentar algo novo. Foi então que li um livro intitulado "Livre Para Emagrecer, Graças a Deus" de Neva Colye e Marie Chapian. Através da contagem diária de calorias, leituras bíblicas e algumas orientações práticas, o livro me ajudou a eliminar 11 quilos. Nunca em toda a minha vida eu havia conseguido emagrecer sem o uso de medicamentos. Porém, parando de me policiar e comendo sem prestar atenção às calorias, ganhei todos os 11 quilos novamente.

Percebi naquele momento que, se eu quisesse manter um corpo magro e saudável, eu teria que me policiar pelo resto de minha vida. Lembrei-me da primeira consulta que fiz com o Dr. Alpredo Halpern, a maior autoridade da américa latina em endocrinologia. Ele me disse:

"Você precisa entender que tem uma doença crônica chamada obesidade. As pessoas não gostam de tratá-la como doença, mas é o que ela é. Você terá que tomar providências a respeito disso pelo resto de sua vida. É uma doença que precisa ser tratada e controlada diariamente. As calorias são ferramentas dadas por Deus pra que você consiga ter o controle sobre o que entra ou não através de sua boca. Você deve controlar as calorias e não deixar que elas controlem você. Essa conversa de que 'só é gordo quem quer' é a maior furada. Pergunte para qualquer gordo se ele quer emagrecer e você saberá a resposta."


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Valeu!