sábado, 5 de setembro de 2015

O julgamento alheio

Eu vinha caminhando bem. Estava emagrecendo, estava com mais ânimo, estava mais contente. Mas havia uma dificuldade em se ir da cidade onde eu morava até a outra cidade onde eu tinha o meu plano de saúde. Dependíamos de muitas outras coisas para que isso pudesse acontecer. Sendo assim, acabou a medicação, fiquei 2 meses sem ir ao médico e consequentemente sem conseguir a receita para comprar mais medicamentos. Mantendo o mesmo esquema de alimentação que fiz durante a dieta, nesses 2 meses eu adquiri 8 dos 14 quilos que havia eliminado. Nem preciso comentar sobre o desânimo e a tristeza que esse fato me trouxe...

Naquele momento percebi que, qualquer que fosse a medicação, meus problemas não seriam resolvidos assim. A cada quilo ganho, a sensação de impotência aumentava. E foi assim, num piscar de olhos, que fiquei mais gorda do que estava antes de iniciar a dieta.

O que sempre me chateou muito foram os julgamentos. Cada pessoa gorda tem um motivo para ser assim, mas quem é magro não entende isso. Para a maioria dos magros, tudo é questão de estilo de vida e de escolhas. Então a famosa frase "só é gordo quem quer" passa a ser uma máxima. Mas sejamos sinceros: você conhece algum gordo que quer ser gordo?


Convivi a minha vida toda com os julgamentos alheios. Mas, ao contrário do que se pensa, o julgamento não vem apenas daqueles que não te conhecem. Vem também dos que te conhecem de perto. Estes, piores do que os outros, conhecem o seu estilo de vida, vêm o seu esforço mas, mesmo assim, pensam que você só pode estar fazendo algo errado enquanto eles não o vêm. Imaginam que você come muitos doces e massas durante a madrugada, que come escondido, mente sobre suas justificativas e que exagera quando fala sobre suas dificuldades. Pensam que você não se esforça o bastante, não se doa o bastante, faz "corpo mole", arruma desculpa pra tudo e não emagrece porque não quer abrir mão de seus prazeres. E concluo que esses julgamentos são piores do que os de quem não o conhece.

A minha vida toda lutei para emagrecer. Você, que tem acompanhado este blog, tem tido um pouco de noção sobre as lutas que travei em relação a minha saúde. Mas garanto que ainda hoje ouço coisas que me deixam desacreditada na humanidade. Frases como "você precisa fazer uma forcinha", "precisa dar um jeito nisso", "precisa se dedicar mais", "precisa tomar jeito", "está assim porque é preguiçosa", "está colhendo o que plantou" são como apunhaladas em meu peito, principalmente quando vindas de pessoas que poderiam me dar apoio e compreensão ao invés de me acusar de tal forma.

Aprender a ignorar essas falas nunca foi fácil. Hoje consigo administrar de uma maneira mais madura tudo isso, sabendo que meu marido, meu filho e Deus sabem exatamente como é o meu dia-a-dia, como são as minhas lutas e o meu esforço. E é a opinião deles que me importa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Valeu!